A primeira coisa é procurar por imperfeições na lataria. Peças mal encaixadas ou capô desalinhado é um mal sinal. Indica que o carro foi batido e por isso as peças não se encaixam direito.
Verifique a água e o óleo para se ter uma ideia do cuidado que o dono teve com o carro, afinal um carro bem cuidado é o que você procura. Se o reservatório de água estiver muito sujo por dentro e o óleo baixo demais fique alerta. Não significa que o carro terá problemas, mas se o dono não se preocupa com detalhes tão básicos é provável que ele não cuide muito do carro.
Veja se o carro apresenta ferrugem e fique alerta se a placa indicar que o veículo veio de outro estado. É muito comum carros vindo do Rio de Janeiro sendo vendidos aqui. Esses carros apresentam um desgaste maior devido a maresia que corrói os componentes.
A questão da documentação é mais complicada. Você deve pedir uma foto do documento e fazer uma consulta no site do Detran, mas existem restrições que não aparecem no Detran e que exigem uma pesquisa mais completa.
Se você prefere não ter que esquentar a cabeça com isso tudo e colocar nas mãos de um profissional, você pode solicitar uma Vistoria Cautelar. Um vistoriador experiente irá até o veículo analisar absolutamente tudo, desde a estrutura do veículo até o registro completo. Se o carro foi batido, sem tem passagem por leilão. São pessoas que tem um olho clínico para qualquer alerta no carro.
Ao final da vistoria eles emitem um laudo que mostra tudo que foi encontrado e se o carro está aprovado ou reprovado. Cada vez mais pessoas procuram fazer a vistoria por ser a forma mais segura de comprar um usado. Muitas pessoas fazem a vistoria para vender o veículo, porque um laudo aprovado não só facilita a venda mas também valoriza o carro.
Se eu soubesse que existia esse tipo de serviço antes, eu tinha indicado para a Luana fazer antes dela comprar aquele carro.